O que é ansiedade?
- Erika Mota
- 16 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

A ansiedade é um sentimento de medo, pavor e inquietação. Isso pode fazer você suar, sentir-se inquieto e tenso e ter batimentos cardíacos acelerados. Pode ser uma reação normal ao estresse. Por exemplo, você pode se sentir ansioso ao enfrentar um problema difícil no trabalho, antes de fazer uma prova ou antes de tomar uma decisão importante. Ele pode ajudá-lo a lidar. A ansiedade pode lhe dar um impulso de energia ou ajudá-lo a se concentrar. Mas para pessoas com transtornos de ansiedade, o medo não é temporário e pode ser avassalador.
O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc. Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. Pode-se sentir ansioso a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente; pode-se ter ansiedade às vezes, mas tão intensamente que a pessoa se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto, angustia ou pânico que sentem naquele momento.
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos e frequentes do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
– preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar); – sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer (sempre o pior); – preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família, trabalho ou o que os outros vão pensar de mim; – medo exagerado de ser humilhado publicamente; – falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade; – desespero depois de uma situação muito difícil.
Erika Nascimento dos Santos Mota - CRP 11/15420



Comentários